terça-feira, 7 de julho de 2009

Roteiro - "Separação"

(Preto e Branco) (Cena única)

(A situação se passa num quarto levemente mobiliado, com uma cama de casal no meio. As personagens são Lívia e Flávia, ambas deitadas na cama, uma de frente para a outra, com os rostos bem próximos. Olhando nos olhos elas permanecem caladas. Ambas as expressões são sérias e melancólicas ao mesmo tempo.)

(O enquadramento é um close nas cabeças que estão bem próximas, quase tocando as pontas dos narizes. A variação do enquadramento é uma visão superior, inclinada e reta da cama, que ofereçe uma visão de corpo inteiro.)

Após se olharem por alguns minutos, quase sem piscar os olhos, o silêncio entre elas é rompido. Lívia cai em choro desesperado, levando as mãos ao rosto.


- Eu não quero ficar sem você.

Flávia permanece muito triste, porém sem derramar uma lágrima. Ela então, bem devagar, leva sua mão esquerda ao rosto de Lívia. Lívia olha para ela, seu rosto está todo molhado de lágrimas.

- Lívia, eu preciso ir nessa viagem. Serão somente alguns meses, e...
- Se você for, não vai voltar. Vai ficar por lá.

Elas se olham nos olhos fixamente, até que Flávia desvia o olhar para baixo.

- Eu...

Ouve-se uma buzina de carro, seguido por um grito de homem na janela: "Flávia!"

- Ele chegou. Preciso ir.
- Você não me ama mais?
- Lívia...
- Diz a verdade!

Flávia assume uma expressão decisiva, porém muito triste, quase chorando.

- Não. Eu não te amo mais. Pelo menos não da mesma forma que você me ama, está certo? Estou indo.

(O enquadramento volta ao superior, onde temos uma visão de Flávia levantando e sentando-se à beira da cama, de costas para Lívia. Ela pega sua bolsa sobre o criado-mudo, pensa por 3 ou 4 segundos, e ouve novamente o grito de seu nome. No mesmo instante, ela ergue-se da cama deixando o quarto sem olhar para trás. Lívia permanece imóvel na cama, chorando de olhos fechados.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário